terça-feira, 23 de maio de 2017

O Maior Medo da Alma




Olá pessoal!!

Nós seres humanos temos diversos medos e eu sempre me perguntava qual seria o maior de todos os medos, imaginando que seria algo catastrófico.

Fiquei surpreso ao saber, com base nos ensinamentos da cabala, que o maior medo da nossa alma é o do vazio.

O ser humano é um vaso receptor que se preenche de luz ou escuridão e, sempre que surge algum ponto de vazio em nossa alma, ele pode ser preenchido com algo bom ou ruim.

Nos preenchemos com comida, ao assistir à séries de TV, ao ajudar os outros, ao fazer trabalho voluntário, ao falar de alguém, todos esses atos nos satisfazem de alguma forma.

A cabala ensina que há duas formas de luz: a luz permanente, que  se traduz em atos de preocupação com os outros e ocorre quando praticamos um ato de generosidade, por exemplo, ou a luz passageira (escuridão), que representa atos egoísticos e produz um sentimento instantâneo de felicidade e, logo em seguida, uma profunda tristeza, como no caso de se drogar.

O medo do vazio carrega consigo um perigo oculto pois toda vez que surge um vazio a forma mais imediata de preenchimento é por meio de um prazer momentâneo, passageiro.

Imagine a decepção do término de uma relação e o vazio que a ausência de alguém provoca. A nossa alma fica desesperada com essas situações de falta e procura na comida, nas baladas, no álcool, nas drogas, nas fofocas em redes sociais o preenchimento para compensar aquele vazio.

A busca por prazeres imediatos acontece diariamente e inconscientemente. Ao  preferir assistir à TV ao invés de fazer um trabalho, ao fuçar a vida das pessoas nas redes sociais no lugar de fazer algo construtivo, ao se entupir de comida em prejuízo da dieta nos desviamos de todo o trabalho espiritual que deveríamos estar fazendo e nos preenchemos nossa alma com lixo.

Por isso, devemos sempre estar atentos ao modo como administramos o nosso vazio interior.


Shabat Shalon!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Maior Medo da Alma

Olá pessoal!! Nós seres humanos temos diversos medos e eu sempre me perguntava qual seria o maior de todos os medos, imaginando ...